14 maio 2008

Efficacy and Safety of Recombinant Activated Factor VII for Acute Intracerebral Hemorrhage

O fator VII ativado foi objeto de um estudo de fase II que mostrou redução do crescimento do hematoma e da mortalidade em pacientes com AVEh; entretanto ainda havia dúvidas sobre a melhor dose do fator VII a ser utilizada e os achados desse estudo necessitavam ser reproduzidos em um estudo maior.

O FAST trial foi um estudo de fase III que comparou a infusão de placebo, 20mcg e 80 mcg de fator VII nas primeiras quatro horas do AVEh. O end-point primário foi seqüela grave ou morte conforme pontuado na escala de Rankin aos 90 dias.

A infusão de fator VII na dose de 80mcg/kg levou a uma redução significativa da expansão do volume do hematoma porém a mesma não foi clinicamente relevante (cerca de 3,8ml) e, por isto, esta não se traduziu em efeitos clínicos como melhora do prognóstico funcional ou sobrevida. Além disso, houve aumento do número de eventos tromboembólicos arteriais no grupo que recebeu 80 mcg/Kg de fator VII.

Cássia Righy

Sem comentários:

Enviar um comentário

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....