05 julho 2008

Sites Interessantes em Terapia Intensiva

Toronto Centre for Evidence-Based Medicine: http://www.cebm.utoronto.ca/

Este site é mantido pelo University Health Network da Universidade de Toronto, Canadá e oferece várias informações para aqueles interessados em aprender e ensinar medicina baseada em evidências. Site excelente, muito útil e informativo.

Oxford Centre for Evidence Based Medicine: http://www.cebm.net/index.asp

Senão for o melhor, certamente é um dos melhores sites em MBE encontrados na net. Oferece grande quantidade de material para download.

Acid-Base Tutorial from Tulane University Department of Anesthesiology: http://www.acid-base.com/index.php

Esse site é para todos que, como eu, tem dificuldade de entender os mecanismos do equilíbrio ácido-básico. Explica, com o uso de vários recursos gráficos, conceitos complexos de forma simples.

Interactive Statistics Pages, John C. Pezzullo’s Home Page: http://statpages.org

Este site provê links para diversos outros sites de estatística, tem grande quantidade de material, incluindo programas de análise estatística, para download. Muito bem escrito e organizado.

SumSearch: http://sumsearch.uthscsa.edu/
Realiza pesquisa bibliográfica em diversas bases simultaneamente além de fazer uma análise em tempo real da estratégia de procura. Muito útil e altamente recomendado.

BestBets: http://www.bestbets.org/

Mantido pelo departamento de emergência da Manchester Royal Infirmary, este site apresenta respostas realizadas no modelo de MBE para perguntas clínicas bem definidas comumente encontradas nos departamentos de emergência. Bastante interessante e vale a pena dar uma olhada.

Bioética: http://www.ufrgs.br/bioetica/bioetica.htm

Este site, mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, certamente é um dos melhores locais para o aprendizado da bioética. Abordando diversas situações, como aspectos práticos da bioética (testemunhas de Jeová, transplante de órgãos, confidencialidade), ética aplicada a pesquisa em animais e em seres humanos e situações atuais, como ética na pesquisa com células-tronco, este site é parada obrigatória para todos os que se interessam pelo assunto.

Cássia Righy

Sem comentários:

Enviar um comentário

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....