02 abril 2010

CUSTO DA TERAPIA DE SUBSTITUIÇÃO RENAL NA TERAPIA INTENSIVA: RESULTADOS DO BEST STUDY

COST OF ACUTE RENAL REPLACEMENT THERAPY IN THE INTENSIVE CARE UNIT: RESULTS FROM THE BEGINNING AND ENDING SUPPORTIVE THERAPY FOR THE KIDNEY (BEST KIDNEY) STUDY.

CRIT CARE. 2010, 14:R46


Este estudo prospectivo observacional multicêntrico realizado em 23 países e publicado recentemente na Critical Care avalia o custo entre a terapia de substituição renal (TSR) continua e intermitente. Já sabemos que aproximadamente de 4-5% dos pacientes dentro das UTIs necessitam de TSR. Entretanto, até o momento não houve nenhum estudo que demonstrasse diminuição na mortalidade entre a TSR intermitente ou contínua. Os resultados deste estudo demonstraram uma diferença estimada de US$ 289.6/dia maior com a TSR contínua quando comparado ao método intermitente. O maior contribuinte para esta diferença é o custo dos fluídos. Quando a taxa de ultra filtração e reposição dos fluidos não excede mais que 25ml/min (aproximadamente 25ml/kg/h) resulta em uma economia de US$ 67,2/dia (23,2%). Alguns estudos como o ATN e o RENAL não mostraram maior taxa de sobrevida quando as taxas de ultra filtração e a reposição eram de 35 ou 40 ml/kg/h. Assim, o valor de 25ml/kg/h parece se prudente e garantido.

Os países participantes foram divididos em áreas geográficas: norte da Europa (Bélgica, Rep. Tcheca, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, Inglaterra e Rússia), sul da Europa (Grécia, Itália, Israel, Portugal e Espanha), América do norte ( Estados Unidos e Canadá) América do sul (Brasil e Uruguai), Ásia (China, Indonésia, Japão e Singapura) e Austrália. O custo de enfermagem demonstrou-se maior no grupo intermitente com exceção da América do sul onde o grupo contínuo foi maior. Na Austrália não foi comparado este tipo de custo. O custo com anticoagulante (heparina) foi similar entre as áreas com exceção do Japão onde 42,03% dos pacientes usaram outro anticoagulante.

Não houve diferença entre os grupos quando foi analisado o custo dos circuitos extra corporais. A maior diferença foi encontrada na Ásia seguida pela América do norte.

Marcelo Grandi


2 comentários:

  1. Este estudo recente nos faz rever conceitos e otimizar o tratamento melhor instituido ao paciente, sem esquecer no inevitável custo que geramos á saude. Selecionar os casos, gerenciar os custos atualmente fazem parte do cotidiano do médico seja ele intensivista ou de outra especialidade.
    Parabéns pela escolha do artigo.
    Atenciosamente
    Dra. Luciana Fialho

    ResponderEliminar
  2. O Marcelo é residente de MI no INCa e se ofereceu para escrever sobre este artigo. Obrigado pelo interesse.

    ResponderEliminar

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....