02 maio 2010

AGENDA

CONGRESSO DA SOCIEDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO RIO DE JANEIRO


Data: 29 a 31 de julho de 2010

Local: Hotel Sofitel - Copacabana - Rio de Janeiro

Tema principal: Sepse

Convidados Internacionais: Rui Moreno (Portugal), Daniel De Backer (Bélgica)

Flávio E. Nácul

2 comentários:

  1. Caro Professor Flávio,

    Sou seu aluno do curso de pós-AMIB em PVH, o qual estou fazendo pela chance de se atualizar mais um pouco nas infinitas mudanças que nossa medicina intensiva passa e vem passando a cada ano. Antes de mais nada quero parabeniza-lo pelo blog (muito bom mesmo), e em segundo lugar solicitar algumas orientações. Meu nome é Rodrigo, trabalho como plantonista em uma UTI de moléstias infecciosas em um hospital de referência para doenças tropicais em Porto Velho. Tenho algumas dúvidas que talvez o senhor possa me ajudar:

    1) Existe algum trabalho ou relato sobre alterações ecocardiográficas em pacientes com dengue (temos 4 casos de miocardiopatia por dengue aqui...)
    2)Existe alguma norma regulamentada acerca de quanto tempo de internação é preciso para que o paciente possa ser considerado da UTI. Por exemplo, admito um paciente da enfermaria gravíssimo, com 3 paradas prévias e que acaba tendo outra parada seguida de óbito 2 horas após a admissão. Essa estatística de óbito pertence a UTI ou a enfermaria que o mandou ?
    3. No seu serviço existe algum critério validado de admissão e de não admissão de pacientes baseado em índices prognósticos ou não ? Falo isso porque estamos tendo problemas sérios na aceitação de pacientes com SIDA terminal ou hepatopatas terminais que acabam vindo para unidade para falecer (distanásia pura). A secretaria de saúde está reclamando da alta taxa de óbitos do mês passado.
    4. O senhor possui um arquivo de protocolos atualizados que utiliza em seu serviço ? Estou implantando e atualizando os nossos, mas queria ter por base um protocolo estabelecido e em andamento....

    Obrigado pela atenção Dr. Flávio
    Entrarei em contato muitas vezes....

    Um abraço

    Rodrigo Menezes

    ResponderEliminar
  2. Não deixei o meu e-mail para resposta.... me desculpe...

    tenmenezes@yahoo.com.br

    Obrigado

    ResponderEliminar

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....