23 janeiro 2012

TODO PACIENTE TEM 60 KG? PESAR DE MODO CORRETO PODE FAZER DIFERENÇA...

Han S, Martin GS, Maloney JP, et al. Short women with severe sepsis-related acute lung injury receive lung protective ventilation less frequently: an observational cohort study. Crit Care 2011;15:R262.

Todos nós temos dificuldades de pesar os pacientes na UTI. Falta de balanças, pacientes acamados, acúmulo de líquidos, etc: são várias as dificuldades. Mas eventualmente o peso correto pode fazer a diferença. Por exemplo, o volume corrente para um paciente com SARA é calculado a partir do peso ideal, mantendo 4 a 7 ml/kg. Portanto, se avaliamos erroneamente o peso do paciente podemos subestimar ou superestimar o volume corrente; e isto pode causar erro no manuseio da estratégia ventilatória protetora para SARA.

Han e colegas avaliaram 526 pacientes com dano pulmonar agudo a partir de sepse grave, no estudo Consortium to Evaluate Lung Edema Genetics (CELEG), com o objetivo de saber se a estratégia protetora era corretamente aplicada. OS principais pontos dos resultados foram estes:
- Para início de conversa, foram excluídos 81 pacientes - porque não tinham dados de altura em cm (dado básico a princípio, mas que ocorre frequentemente em todos os lugares); o grupo final para análise foi de 421 indivíduos;
- Apenas 53% dos pacientes recebeu efetivamente a ventilação protetora;
- A relação média de PaO2/FiO2 foi 131 e o APACHE II 27,7 pontos (os doentes eram graves...);
- O peso real foi bem maior que o peso predito pela equipe (84 vs 66 kg) - que diferença !;
- Mulheres eram menores que homens, e talvez por isso tenham recebido ventilação protetora menos frequentemente: 46 vs 59% - p menor que 0,001;
- Mulheres tinham 40% menor chance de receber ventilação protetora que homens, nos primeiros 2 dias de SARA;
- Altura e escore APACHE II foram os fatores que mais influenciaram a aplicação da ventilação protetora neste estudo.

Conclui-se que é necessário ter atenção para as variáveis demográficas, principalmente peso e altura, para fazer valer realmente a ventilação protetora na SARA.

André Japiassú

4 comentários:

  1. E como você avalia/estima na sua UTI o peso dos pacientes? Você qualquer um que leia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alan, boa pergunta. Existem macas que também têm balança - isto é o ideal. Mas certos instrumentos, como "guindastes", que ajudam na mobilização de pacientes, também pesam os pacientes.
      No momento da admissão, o correto é coletar história com paciente ou familiar. A aplicação de regras antropométricas, como a medida da circunferência do punho ou medida da altura, também ajudam a calcular o peso ideal (próprio para calcular o volume corrente na ventilação mecânica).
      Homens: 50,5 + 0,91 (altura em cm - 152)
      Mulheres: 45,5 + 0,91 (altura em cm - 152)

      Eliminar
  2. Uma outra questão interessante é a escolha do peso usado para as diversas situações. Por exemplo: para calculo do volume corrente usaríamos o peso ideal. Já para nutrição, diante de um paciente severamente desnutrido o raciocínio deve ser o mesmo que usamos com um obeso? Claro que UTI não é um spa, mas a reposição nutricional de um paciente de 140Kg nos leva ao risco de hiperglicemia e hipertrigliceridemia.

    ResponderEliminar

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....