sexta-feira, dezembro 28, 2012

Reposição volêmica & Capitalismo selvagem

"Pharma giant threatens Danish scientist". Published on ScienceNordic (http://sciencenordic.com), em 24 de julho de 2012.

Quando o Dr Perner e colaboradores publicaram aquele artigo no qual o uso de amido estava associado com maior incidência de disfunção renal e mortalidade (New England J Med - 12 de julho de 2012; post aqui no blog em 29 de junho), eles não imaginavam que estariam travando o início de uma guerra com a empresa Fresenius, gigante do mundo farmacêutico. Ou eles sabiam; nunca se sabe. Mas provavelmente não imaginavam que seriam processados por apresentarem resultados falsos e ter que efetuar compensação financeira à empresa.

A Fresenius processa o Dr Perner por fraude na publicação. O intuito parece ser totalmente comercial e intimidatório, já que outros estudos também demonstraram piora de função renal e de mortalidade de coloides do tipo amido em relação a soluções cristaloides.

O diretor do Hospital Nacional Dinamarquês, Jannik Hilsted, também acusa a Fresenius de suprimir a independência de publicação acadêmica e condena este tipo de "bullying" que a empresa ameaça fazer com o pesquisador.

Tomara que este acontecimento não iniba outros pesquisadores de revelar a público resultados negativos ou maleficientes de estudos envolvendo métodos diagnósticos e terapias.

André Japiassú