20 junho 2015

DIRETORES DA SOPATI LANÇAM LIVRO DE MEDICINA INTENSIVA


 

No dia 22 de junho de 2015 as 10 horas, no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), acontecerá o lançamento do livro Medicina Intensiva: Abordagem Prática segunda edição.  A obra, da editora Manole, foi escrita pelos Drs. Luciano Azevedo (diretor cientifico adulto da SOPATI), Leandro Utino Taniguchi e José Paulo Ladeira (diretor tesoureiro da SOPATI), intensivistas do HC, com excelência na área.

A publicação é um componente da série Abordagem Prática, editada por profissionais da Disciplina de Emergências Clínicas da instituição.

“A primeira edição do livro se converteu em um grande sucesso, tendo vendido mais de 8000 exemplares em dois anos de publicação. Isso nos motivou a revisar e atualizar cuidadosamente o livro para essa segunda edição, inclusive acrescentando capítulos que acreditamos serem muito úteis aos profissionais de UTI no seu dia-a-dia como ultrassonografia em UTI, pós-operatório de cirurgia cardíaca e delirium”, conta o Dr. Luciano Azevedo.

O livro é dividido em seis seções, que abordam: cardiologia intensiva e hemodinâmica, infectologia, neurointensivismo, nutrição e metabolismo, pneumologia intensiva, trauma e cirurgia.

A principal novidade de Medicina Intensiva: Abordagem Prática, segundo o Dr. Luciano, é que o seu formato implica em um acesso simples e direto à informação, facilitando a consulta e a tomada de decisão no sempre atribulado ambiente das UTIs brasileiras.

“Existe uma carência de publicações em medicina intensiva que tragam essa abordagem mais simples, com pouca discussão de fisiopatologia e enfatizando os aspectos terapêuticos das condições críticas. Além disso, este livro é o material didático do Curso Nacional de Atualização em Terapia Intensiva, um curso presencial e online, promovido por professores da Disciplina de Emergências Clínicas da USP, neste ano de 2015”, explica.

O livro conta com registros das experiências dos autores no ensino aos estudantes e residentes das UTIs da Disciplina de Emergências Clínicas do HC-FMUSP, enriquecendo ainda mais o seu conteúdo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....