17 dezembro 2011

VERDADEIRO OU FALSO? A PSEUDOMONAS AERUGINOSA É UMA BACTÉRIA GRAM NEGATIVA, NÃO FERMENTADORA E OXIDASE POSITIVA?

Verdadeiro. As técnicas utilizadas para identificar e isolar bactérias em meios de cultura incluem a coloração de Gram, pesquisa da oxidase e àgar MacConkey.

A coloração de Gram diferencia bactérias Gram negativas (vermelho ou cor de rosa), das Gram positivas (púrpura) pela capacidade de reter ou não o corante cristal de violeta. A pseudomonas é uma bactéria Gram negativa.

O meio MacConkey é um meio de cultura destinado ao crescimento de bactérias Gram negativas e indicar quais delas fermenta a lactose. As bactérias que fermentam a lactose (Escherichia coli, Enterobacter, Klebsiella), utilizam a lactose disponível no meio e produzem ácido como produto final. O ácido reduz o pH do meio resultando numa coloração avermelhada. Por outro lado, as bactérias não fermentadoras de lactose (Peudomonas, Salmonella, Proteus, Shigella) não fermentam a lactose e utilizam a peptona (substrato alternativo à lactose), aumentando o pH do meio que adquire uma cor esbranquiçada. A Pseudomonas não fermenta a lactose.

Por último, o teste da oxidase (identifica bactérias portadoras do citocromo oxidase c) é utilizada para diferenciar o genero Neisseria (oxidase negativo) de outros cocos Gram negativos (oxidase positivo) e para diferenciar a família enterobacteriaceae (oxidase negativo) dos outros bacilos Gram negativos (oxidase positivo). A família enterobacteriaceae tem como os principais gêneros Klebsiella, Escherichia, Proteus, Salmonella e Shigella. A Pseudomonas é oxidase positivo.

Flávio E. Nácul

Sem comentários:

Enviar um comentário

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....