17 outubro 2008

Mobilização precoce dos pacientes em ventilação mecânica


Esta foto foi retirada do artigo de revisão sobre mobilização precoce na UTI, do Needham - JAMA 2008.
Não é foto montada: o paciente DPOC estava andando como parte de fisioterapia motora e reabilitação, mesmo com tubo orotraqueal, ventilador, PAM, cateter vesical e hidratação venosa e fentanil em dose baixa, além de monitor cardíaco.
Na opinião do autor (e minha também), existe um paradigma a ser quebrado: doente sedado e imóvel x doente acordado e se mexendo. Sabe-se de todas as mazelas que a imobilização traz (são abordadas no artigo também) e parece lógico deixar o paciente (que pode ficar, é claro) acordado. Exceções seriam SARA, hipertensão intracraniana e choque grave, além de fraturas de coluna vertebral ou em membros inferiores. A tendência é manter analgesia em dose mais alta e sedativos em doses menores (ou suspendê-los).

André

23 comentários:

  1. Oi pessoal, gostaria de parabenizar pelo trabalho que estão desenvolvendo em relação a analise critica pautada na ciência...Sou Fisioterapeuta e um defensor do movimento funcional do paciente, mesmo em estado crítico, respeitando suas limitações é claro.
    Esse artigo talvez aponte para novos rumos dentro da terapia intensiva...
    Venho realizando um trabalho com uma paciente pediátrica tetraparética secundário a neurotoxoplasmose, internada á 4 anos numa unidade de terapia intensiva - e realmente o movimento humano é mágico.

    Abraços de um leito assiduo de vocês.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos editores deste blog pela relevante contribuição que estão dando a todos os profissionais que atuam em terapia intensiva! Sou fisioterapeuta especialista em TI e edito um blog nesta área. http://www.fisioterapiaemterapiaintensiva.blogspot.com Desde o início do meu blog, relacionei o de vocês e acompanho freqüentemente suas publicações. Eu tenho um grande interesse sobre a mobilização de pacientes em UTI e já publiquei sobre os efeitos deletérios da imobilidade no leito. Quando vi esta postagem tentei adiquirir este artigo, mas não consegui. Gostaria de pedir uma ajuda, se possível, para tentar obtê-lo. Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  3. Meu nome é Heitor Nagy, sou fisioterapeuta e estou fazendo um artigo sobre mobilização precoce em pacientes internados na UTI. Gostaria de saber se vocês tem como me enviar esse artigo de Needham, pois será de fundamental importancia para o aporte teórico da minha pesquisa. Meu e-mail é heitornagy@gmail.com.
    PARABÉNS PELA REPORTAGEM!!!

    Heitor Nagy

    ResponderEliminar
  4. Meu nome é Heitor Nagy, sou fisioterapeuta e estou fazendo um artigo sobre mobilização precoce em pacientes internados na UTI. Gostaria de saber se vocês tem como me enviar esse artigo de Needham, pois será de fundamental importancia para o aporte teórico da minha pesquisa. Meu e-mail é heitornagy@gmail.com.
    PARABÉNS PELA REPORTAGEM!!!

    Heitor Nagy

    ResponderEliminar
  5. ola, meu nome é luiz, também sou fisioterapeuta e gostaria de ter este artigo, pra estudos...tem como me enviar?

    aguardo resposta...desde ja obrigado

    lagoclaudio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Veruska Del Vecchiodomingo, maio 03, 2009

    Olá meu nome é Veruska, sou Fisioterapeuta do InCor e faço parte do grupo de estudos de pacientes críticos. Gostaria de obter esse artigo para estudo e se possível gostaria que me enviassem por email, e tambem gostaria de saber se vcs tem algum artigo que fale na mobilização precoce do paciente em UTI com a utilização de drogas vasoativas. Qual o nível de dosagem de drogas posso colocar o paciente para deambular precocemente.
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho de vcs.

    Veruska Del Vecchio
    veruska_vecchio@hotmail.com
    veruska.vecchio@incor.usp.com.br

    ResponderEliminar
  7. ola..sou fisioterapeuta e gostaria de receber esse artigo..
    bruno_ibiapina@hotmail.com

    obrigado!

    ResponderEliminar
  8. olá sou fisioterapeuta e estou fazendo minha monografia de pós e esse artigo seria bem util, gostaria de obter esse artigo se possivel...
    ca_fisio2004@hotmail.com
    Grata

    ResponderEliminar
  9. Oi galera, gostei muito do que li aqui e quero parabenizar vcs pela matéria!!!!! Como posso obter o artigo acima citado? É possível me enviar?
    Sou fisioterapeuta e trabalho na UTI de um hospital em que pouco se movimenta o pct (só existem os movimentos básicos)e defendo a mobilização precose...estou fazendo minha pós graduação e gostei do tema para fazer meu tcc.
    Desde já agradeço e aguardo contato!
    ruypaiva@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  10. Olá, sou fisioterapeuta e tô fazendo minha especialização em UTI, tô fazendo meu tcc sobre mobilização precoce no pcte sob VMI só que tô com um pouco de dificuldade em encotrar artigos sobre o assunto, será que vcs podem enviar p/ meu e-mail? jaira_costa@hotmail.com
    Att, Jaíra L. Costa

    ResponderEliminar
  11. Gostaria de saber se alguem poderia me mandar esse artigo do Needham para meu e-mail mel_rabelo@hotmail.com...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Olá boa tarde, gostaria de receber o artigo de revisão de Needham se possível, pois estou desenvolvendo meu TCC à respeito do assunto, sendo escasso artigos e materiais que abordem o assunto da mobilização precoce em pacientes críticos.
    Desde já agradeço,
    Jaqueline Tavares
    email:
    jaqui_tavares@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Bom Dia!!! Meu nome é Willian Keil, sou fisioterapeuta e estou fazendo um artigo sobre mobilização precoce em pacientes internados na UTI. Gostaria de saber se vocês tem como me enviar esse artigo de Needham por gentileza!!
    É de real importância para meus estudos e aporte literário.
    Faço pós-graduação em UTI em um hospital e agradeço desde já.
    Atenciosamente,

    willian keil

    williankeil@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  14. Oi, como muitos dos outros comentários estou pesquisando a respeito de mobilização precoce e gostaria de saber se poderia me enviar este artigo por e-mail, e também se tivesse outros a este respeito ficaria grata!!!
    Obrigada
    debora_ma87@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  15. oi, observei que vários comentários acima forão pedindo o artigo. Não consegui acha-lo na internet. Se pudessem me enviar também ficaria grata.

    najlaarayes@hotmail.com

    Obrigada,

    Aguardo resposta.

    Najla Rayes

    ResponderEliminar
  16. Oi, sou fisioterapeuta e estou fazendo TCC da pós-graduação sobre mobilização precoce. Tem como vcs me enviarem esse artigo?
    Desde já agradeço.
    MEU E-Mail: feca_gso@yahoo.com.br

    Fernanda Oliveira

    ResponderEliminar
  17. olá meu TCC é sobre mobilização precoce e gostaria muito ler esse artigo. É possivel me enviar?
    Desde ja agradeço.

    Emal: graciele.souza@yahoo.com.br

    Graciele Souza

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de receber esse artigo também, pois estou realizando minha monografia sobre Mobilização precoce em UTI adulto.Obrigada

    lepaty_2002@hotmail.com

    Alessandra

    ResponderEliminar
  19. Oi , Bom dia.
    Sou Fisioterapeuta e estou cursando a especialização em fisioterapia cardiorrespiratória. Estou fazendo meu TCC a respeito do tema deste post. Gostaria de saber se vocês têm como me enviar o artigo de Needham? Por gentileza, vai ser de grande valia e vai valorizar o meu trabalho! Agradeço desde já.
    Atenciosamente,
    Jéssica

    fisiojessica@gmail.com

    ResponderEliminar
  20. Olá, me interessei sobre o tema e gostaria de receber esse artigo se possível. Sou academica do ultimo periodo de Fisio

    jessica_medeiros_@hotmail.com

    ResponderEliminar
  21. Tem como mandar esse artigo para mim? Estou fazendo um trabalho sobre este tema, achei muito interessante. Desde já agradeço!

    babinova@hotmail.com

    ResponderEliminar
  22. Olá!!!

    Sou graduanda em fisioterapia, e me formo este ano, e irei fazer meu TCC sobre mobilização precoce em pacientes critico, q vem sendo um dos temas mais abordados em todos os simposios e seminarios tanto de fisioterapia quanto de terapia intensiva.
    Gostaria de obter sua ajuda, quanto ao envio de artigos cientificos sobre o tema, meu email é Allyne-motta@hotmail.com. Desde já agradeço. Att.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde. Sou Tatiene Souza, estudante do 8º semestre de Fisioterapia. Elaborei trabalho de conclusão de curso referente à fisioterapiia motora em pacientenes acometidos por TCE em Unidade de Terapia Intensiva. Interesso-me bastante por essa área, especialmente no tocante a mobilização precoce, pois acredito que auxilia muito na recuperação do paciente mesmo depois o período de internamento, resultanto e ganhos maiores na fase mais tardia de tratamento fisioterápico. Se possível, gostaria que me enviasse este artigo para me acrescentar em termos de conhecimentos a respeito do tema.

    tatybio_fisio@hotmail.com

    Um abraço.E Parabéns pela pesquisa!

    ResponderEliminar

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....