O Dr. Victor R. Fuchs, economista da universidade de Stanford, publicou três "verdades inconvenientes" sobre o sistema de saúde americano - mas que serve como reflexão para o nosso também.
1) O crescimento dos gastos de todo o sistema de saúde, não apenas o governamental, deve ser controlado. Nos últimos 30 anos, os gastos de saúde americanos tem crescido 2,8% mais que o resto da economia. Se isso se perpetuar, daqui a 30 anos os gastos de saúde responderão por 30% do PIB. "A única forma de se diminuir os custos sem diminuir a qualidade é reestruturar a forma como o sistema de saúde é organizado e levado à população" - diz Dr. Victor;2) Os avanços da medicina são a principal razão pela qual os custos ultrapassam o crescimento econômico. Dr. Victor propõe a criação de uma organização semi-independente para avaliar os benefícios e custos de novas intervenções médicas;
3) Cobertura universal é impossível sem subsídio e taxação compulsória. "A forma mais eficiente e eqüitativa de se prover cobertura universal de saúde é fazer com que a cobertura básica seja disponível para todos e que pessoas com renda e saúde adequadas paguem pelo seu seguro-saúde."
E vc? Quanto vc acha que a terapia intensiva contribui para o aumento dos custos de saúde?
Cássia Righy
Sem comentários:
Enviar um comentário