21 agosto 2009

REDUÇÕES NA PA NA FASE AGUDA DO AVE ISQUÊMICO

Ainda é bastante controverso o manejo da PA na fase aguda do AVE isquêmico. Se, por um lado, reduzir a PA pode transformar uma área de penumbra em infarto, manter a PA elevada pode aumentar o edema cerebral e a recorrência do AVE em 14 dias. As recomendações do AHA são de só tratar a PA se > 220x 120mmHg e manter a PA < 180 x 105mmHg em pacientes submetidos a trombólise venosa.

Nesta estudo realizado na Espanha com 1092 pacientes na fase aguda do AVEi, pacientes idosos (> 70 anos) que tinham sua PA reduzida no setor de emergência tinham pior prognóstico que os que se mantinham hipertensos. O risco de mau prognóstico com a redução da PA aumentava com a idade - o OR era de 1,1 para aqueles até 64 anos, 5,5 para 70-75 anos e 14,9 para aqueles com mais de 80 anos.

Os próximos estudos que avaliarão eficácia da redução da PA no AVEi deverão levar em conta a questão da idade - quanto mais idoso, pior a redução da PA.

Cássia Righy

Sem comentários:

Enviar um comentário

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....