Enoxaparin, effective dosage for intensive care patients: double-blinded, randomised clinical trial
Robinson S, Zincuk A, Strom T, et al. Crit Care 2010
Neste estudo, a dose de enoxaparina para profilaxia de TVP em doentes graves foi avaliada pela atividade anti fator Xa. Esta avaliação geralmente deve ser realizada quando se tem dúvida sobre a eficácia de anticoagulação em pacientes com peso abaixo de 50 ou acima de 100 kg, ou pacientes que desenvolvem TVP em vigência desta medicação.
O tamanho amostral foi de 80 pacientes, para que se verificasse diferenças de 30% na atividade anti-Xa entre os grupos de enoxaparina 40, 50, 60 e 70 mg. A dosagem anti-Xa foi realizada em 4, 12 e 24 horas após administração da heparina.
Após 4 horas, a atividade anti-Xa foi significativamente maior nos grupos com 60 e 70 mg. Após 12 horas, estes 2 grupos com maiores doses se mantiveram com atividade anti-Xa na faixa terapêutica (que é entre 0,1 e 0,3 U/mL). Não houve diferença nos níveis de plaquetas, fibrinogênio, complexo TAT ou TAP/PTT entre os 4 grupos.
Entretanto, na dose de 60 mg de enoxaparina, o risco de sangramento aumenta consideravelmente. Ainda não se pode recomendar esta dose para profilaxia.
Ficam algumas observações:
1. Muitos de nossos doentes não devem estar protegidos contra TVP de modo eficaz.
2. Administrar na posologia de 12/12 horas pode ser melhor ?
3. A dosagem de fator anti-Xa deve ser incorporada a doentes de alto risco de TVP.
4. Nada que tem uma dose igual para todo mundo deve estar certo.
André Japiassú
"Nada que tem uma dose igual para todo mundo deve estar certo"
ResponderEliminarCom certeza essa frase se aplica a outras drogas na medicina, me fez pensar porque a partir da pediatria a maioria das dosagens deixa de ser calculada...
bjos e parabéns pelo blog
Obrigado pelo comentário. Temos o que aprender com os pediatras...
ResponderEliminarJusto o que eu procurava sobre profilaxia
ResponderEliminar