04 novembro 2010

Infestação de baratas na UTI

Uçkay I, Di Pietro SL, Boulch MF, Chevrolet JC, Pittet D. "Outbreak of cockroaches in an intensive care unit". ICU Management 2010;10(1):44-46.

Infecções associadas aos cuidados ao paciente são foco de preocupação crescente nas UTIs. É comum que se fale em pneumonia nosocomial, infecção urinária ou bacteremias, que são causadas por bactérias e vírus resistentes aos antimicrobianos comuns. Estes germes são transmitidos e carregados por falta de higiene ou quebra de barreira de contato por pessoas.

Mas este relato é curioso: uma UTI em Genebra (Suíça) publicou um surto de baratas (cockroaches), que invadiam máscaras de oxigênio, andando pelas luminárias no teto ou em cima de pacientes ! E isto aconteceu em um centro hospitalar de país desenvolvido, com renda per capita em torno de 60.000 dólares (no Brasil foi U$ 8.000 em 2009). O acontecimento desagradável ocorria durante os plantões noturnos, no verão de 2006. Os insetos foram identificados como Ectobius vittiventris, que entravam pelas janelas de áreas externas, próximas de uma floresta.

É importante quebrar a presença de baratas no hospital, porque estes insetos podem causar reações alérgicas e carrear microorganismos como E coli, Acinetobacter baumanii e Klebsiella sp, entre outros. Biólogos analisaram o surto e expuseram que esta espécie tem hábito diurno e noturno, vive em áreas de mata, tem capacidade de voar, não tem pesticida eficaz, mas não transmite microorganismos. Logo, o controle seria no bloqueio da sua entrada no prédio. O grande problema é a espécie Blatella germanica, que transmite microorganismos, vive em ambientes domésticos, não voa e tem hábito noturno.

Descobriu-se que os profissionais de plantão abriam as portas e janelas, apesar de lacres, para fumar no exterior do prédio, deixando os insetos entrarem livremente. O simples controle das entradas próximas à UTI foram suficientes para controlar o surto de baratas. Desde então, não foram vistas mais baratas na UTI deste hospital suíço.

Embora pareça que existe um precipício de diferenças entre nós e países desenvolvidos, como a Suíça, muitos problemas podem ser semelhantes...

André Japiassú

Sem comentários:

Enviar um comentário

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....