"Pharma giant threatens Danish scientist". Published on ScienceNordic (http://sciencenordic.com), em 24 de julho de 2012.
Quando o Dr Perner e colaboradores publicaram aquele artigo no qual o uso de amido estava associado com maior incidência de disfunção renal e mortalidade (New England J Med - 12 de julho de 2012; post aqui no blog em 29 de junho), eles não imaginavam que estariam travando o início de uma guerra com a empresa Fresenius, gigante do mundo farmacêutico. Ou eles sabiam; nunca se sabe. Mas provavelmente não imaginavam que seriam processados por apresentarem resultados falsos e ter que efetuar compensação financeira à empresa.
A Fresenius processa o Dr Perner por fraude na publicação. O intuito parece ser totalmente comercial e intimidatório, já que outros estudos também demonstraram piora de função renal e de mortalidade de coloides do tipo amido em relação a soluções cristaloides.
O diretor do Hospital Nacional Dinamarquês, Jannik Hilsted, também acusa a Fresenius de suprimir a independência de publicação acadêmica e condena este tipo de "bullying" que a empresa ameaça fazer com o pesquisador.
Tomara que este acontecimento não iniba outros pesquisadores de revelar a público resultados negativos ou maleficientes de estudos envolvendo métodos diagnósticos e terapias.
André Japiassú
Este blog tem como objetivo trazer informações e visões críticas sobre os estudos científicos recentes em medicina hospitalar e terapia intensiva. Também no Instagram: artigoscomentadosemmedicina
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos
Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....
-
Nível sérico de fenitoina corrigido = fenitoína sérica / (0,2 x albumina + 0,1) Flávio E. Nácul
-
O Candida Score foi criado por Leon e colaboradores para avaliar a probabilidade de um paciente crítico apresentar uma infecção fúngica. C...
-
É vasodilatador na circulação sistêmica e vasoconstritor na circulação pulmonar. Flavio E. Nácul
Um absurdo, se essa moda pega teremos uma ciência amedrontada. Sól poderíamos publicar artigos de benefícios. Acredito que as grandes Sociedades de Medicina Intensiva, entre elas a AMIB, SCCM e ESICM devessem se manifestar a respeito. Que se faça uma auditoria para comprovar o que todos sabemos e que foi comprovado no trabalho. Desta forma a indústria vai ter seu relacionamento muito mais respeitoso para com profissionais e também com pesquisadores.
ResponderEliminarIsso é um absurdo. Desta forma a ciência deixará seu papel mais importante, que é informar com imparcialidade fatos e não crenças. Vamos entrar na era em que apenas serão publicados trabalhos com benefício? Ou serão criados "países de livre conhecimento" ou "paraísos científicos", num paralelo aos paraísos ficais? Ali poderia ser publicada a verdade... Vamos ter uma wikileaks da ciência.
ResponderEliminarAcredito que as grandes sociedade de Medicina Intensiva mundiais, entre elas a SCCM, ESICM e AMIB devessem se manifestar.