10 maio 2010

Copa do Mundo de Futebol - Segura Coração !

Wilbert-Lampen U et al, Cardiovascular Events during World Cup Soccer. N Engl J Med 2008; 358:475-458.

É tempo de Copa do Mundo. Um mês antes do evento, só se pensa no time que o Dunga vai convocar, se o Adriano vai treinar, se Neymar vai ser lembrado ou se vai haver paz para a Seleção Brasileira. Mas vamos lembrar o que aconteceu na última Copa - a da Alemanha.

Paixão pelo futebol se junta a estresse emocional e eventos cardiovasculares. Durante a Copa, 4279 pacientes foram atendidos com eventos cardiovasculares em 15 emergências de Munique, Alemanha. Comparativamente a períodos fora da Copa, houve aumento da incidência de IAM e arritmias, principalmente para homens e pacientes coronariopatas. Este risco foi maior 2,5 vezes nos dias de jogos da Alemanha. Foram 43 eventos naquela região nos dias de jogos alemães, enquanto houve cerca de 18 eventos cardíacos em dias de jogos de outras seleções.

O detalhe mais legal do estudo foi a observação da hora de início dos jogos: o número de eventos cardíacos aumentou muito 1 hora antes e durante o período de 2 horas após o seu início. Parece existir uma janela de tempo de 4 horas antes e depois de maior incidência de eventos. Observe também que quanto mais decisivo o jogo, maior o número de eventos cardíacos (Figura abaixo).

Portanto, cientificamente falando, coronariopatas não devem assistir jogos importantes se ficam tensos. E, nós médicos, provavelmente vamos trabalhar mais com este problema durante os jogos do Brasil.

André Japiassú

Sem comentários:

Enviar um comentário

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....