Perren A, Previsdomini M, Llamas M, Cerutti B, Gyorik S, Merlani G, Jolliet P. "Patients’ prediction of extubation success". Intensive Care Med 2010;36(12):2045-52.
Muito já foi falado sobre desmame ventilatório, principalmente sobre avaliação clínica global, teste de respiração rápida (índice de Tobin), monitorização de pressão esofageana e até índices mais complexos (com vários parâmetros combinados). Mas sempre se cai em ponto comum, que é a dificuldade de se obter acurácia suficiente para normatizar algum destes critérios no dia-a-dia.
Este grupo de autores resolveram perguntar ao próprio paciente se ele estava pronto para ser extubado. É isso mesmo. Depois de realizar e passar em teste em peça T por 5 minutos (que é o grande teste, na minha opinião), eles explicaram o que ia ser feito (extubação) e diziam que o paciente não receberia mais ajuda do ventilador (N=211 pacientes). E daí, perguntavam pro paciente: você está confiante para ser extubado ? Saliento que havia grupo controle, no qual o paciente não era arguído e era extubado de acordo com a equipe que o avaliou (N=58 pacientes). Aliás, toda a equipe ficou cega para as respostas dos pacientes.
A resposta afirmativa foi associada a 90% de sucesso no desmame; já a resposta negativa ou neutra teve sucesso apenas em 45%. O fato de estar confiante na extubação demonstrou odds ratio de 9.2 (IC 95%, 3.7–22.4) para extubação com sucesso. A idade abaixo de 65 anos também foi associada com sucesso: odds ratio 1.31 (IC 95%, 1.28–1.51). A conclusão dos autores é que a percepção subjetiva sobre o desmame do próprio paciente pode ser influente no sucesso ou falha do processo.
Ainda fiquei pensando em 2 hipóteses: ou este grupo reinventou a roda (explicar e perguntar ao paciente se está confiante no que fazemos), ou ainda sabemos muito pouco sobre preditores do sucesso do desmame.
André Japiassú
Este blog tem como objetivo trazer informações e visões críticas sobre os estudos científicos recentes em medicina hospitalar e terapia intensiva. Também no Instagram: artigoscomentadosemmedicina
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos
Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....
-
Nível sérico de fenitoina corrigido = fenitoína sérica / (0,2 x albumina + 0,1) Flávio E. Nácul
-
O Candida Score foi criado por Leon e colaboradores para avaliar a probabilidade de um paciente crítico apresentar uma infecção fúngica. C...
-
É vasodilatador na circulação sistêmica e vasoconstritor na circulação pulmonar. Flavio E. Nácul
Sem comentários:
Enviar um comentário